terça-feira, 23 de junho de 2009

The Greatest Rock 'N' Roll Band In The World - The Rolling Stones!!




"I think i bust a button on my trousers, hope they don't fall down - you don't want my trousers to fall down do ya ?? - ameaça Jagger antes da cortante versao para "Carol" de Chuck Berry, uma versao tão definitiva e tao "rock" que se os Stones nao existissem Berry provavelmente teria os inventado apenas para fazê-la.
O ano é 1969 e em Novembro começava a turnê de divulgaçao do álbum "Let It Bleed (1969)".(Lançado em Dezembro)
Seria a primeira turnê com o brilhante novo guitarrista, Mick Taylor (ex- John Mayall & The Bluesbreakers), desde a sua apresentaçao para a imprensa e público no concerto do Hyde Park em 5 de Julho (e "também"uma homenagem a Brian Jones - morto dois dias antes.) - 300 mil pessoas estavam presentes.
7 de novembro marcava o começo da turnê que passou por : Colorado, California, Arizona, Texas, Alabama, Illinois, Michigan, Pennsylvania, New York, Massachusetts e finalizando no dia 30 de Novembro com um show no International Raceway em West Palm Beach na Flórida.
O que pode ser ouvido e visto desta turnê é bem fácil de ser encontrado:




O Disco : The Rolling Stones - "Get Yer Ya-Ya's Out!"
Lançamento : Setembro de 1970
Chart Position : Uk - No 1 (15 semanas)
Us - No 6 (10 semanas)

O Filme : The Rolling Stones Gimme Shelter
Lançamento : 6 de Dezembro de 1970
Direção : Albert Maysles e David Maysles

O que foi dito a respeito dessa época:


"The best rock concert ever put on record"
Lester Bangs, UK rock critic

"No one has ever played Rock'n'Roll as pure and as hard as The Rolling Stones."
Los Angeles Times



Sábado passado tive a alegria de reencontrar um grande amigo - o querido Sílvio Osias, jornalista e autor do saboroso livro de crônicas musicais : "Meio Bossa Nova, Meio Rock 'n'Roll (2001)".
Sílvio, um dos maiores fãs dos Stones que conheço, escrevera em seu livro:
"A banda de Mick Jagger levou às últimas consequênias as performances ao vivo.Elas começaram a chamar a atençao ainda nos anos 60.Refiro-me, especificamente, aos shows novaiorquinos de 69, que estão no filme Gimme Shelter e no disco Get Yer Yer Ya-Ya's Out!.A partir dali, Os Stones, de fato, tinham um "algo mais" no palco.Alguém já disse (terá sido Caetano Veloso?) que os ver ao vivo é uma experiência estética comparável a assistir a um filme de Ingmar Bergman, e nao tenho como discordar."

Certíssimo.


V.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário