Impossível passar pela década de 90 e não citar o Manic Street Preachers.Mais além, infeliz da lista que nao lembra de "The Holy Bible (1994)" como um dos discos mais marcantes da década.
Improvável ainda pensar que após quase 15 anos do lançamento de "THB" o Manics nos jogaria uma evidente continuaçao de sua obra sublime.
"Journal For Plague Lovers"chama logo atençao por sua belíssima capa, assinada pela mesma artista que fez a de "THB", Jenny Saville.
A produçao ficou por conta do grande Steve Albini (conhecido por seu trabalho em IN UTERO do Nirvana - por sinal muito comparado ao t"THB" por seu tom auto-destruidor).
O ponto de partida do disco vem do livro cheio de letras inacabadas deixadas por Richey Edwards.Isso mesmo! Aquele estiloso rhythm guitar da fase áurea do Manics de 91-94 ( no qual a guitarra ninguém nunca ouviu e escrevia letras cortantes e inspiradoras), que desapareceu há 15 anos atrás foi oficialmente dado como morto em Novembro do ano passado.
A partir dessas letras o Manics encaixou melodias caprichosas, guitarras bem trabalhadas e nao custa dizer que o vocal de James Dean Bradfield está maravilhoso.
O disco é uma obra fina, atingindo a raiva dos três primeiros discos e a maturidade de discos como "Everything Must Go (1996)" e "This is my Truth Tell me Yours (1998)".
A gravaçao, timbres e letras movem sempre para o lado escuro que "THB" ja havia descoberto mas sem soar chato por querer ser um "Vol. 2" do mesmo.
Destaque para as músicas : Peeled Aples , Me and Stepehen HawkingThis Joke Sport Severed, Journal for Plague Lovers, Marlon D.J e William's Last Words (poxa, quase o disco inteiro...)
Resumindo: Discaço! Na lista dos melhores de 2009? - Pode ter certeza.
Richey estaria orgulhoso.
Compre.
V.S
Link para baixar: